Total de visualizações de página

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Lição de casa

Desde que o mundo é mundo o ser humano se pergunta qual o sentido da vida. Nunca estudei filosofia, tenho uma noção básica, o tanto que acho suficiente para mim. Porém se tem uma coisa em que acredito é que estamos na vida para aprender. Aprender o que? Aprender tudo! Desde que nascemos, exatamente depois de sairmos daquele lugarzinho tão tranquilo e confortável, já aprendemos a chorar, berrar quando algo nos incomoda, como a luz, o barulho, aquelas pessoas todas nos examinando, pesando, succionando. Aprendemos que o conforto acaba às vezes, que nem sempre podemos ficar no lugar que estamos tanto tempo quanto queremos. Aprendemos sobre o tempo. É, seu tempo no útero acabou, hora de cair fora!
Aprendemos que as coisas vão mudar, nem sempre para melhor, nem sempre para pior, mas vão mudar e nesse período de transição vamos aprender a nos adaptar. Aprendemos que temos que escolher a todo instante. A vida nos dá inúmeras situações para aprender, diariamente, se prestarmos atenção podemos enxergar a cada momento uma coisa nova para aprender. 
Acredito que todos temos que aprender a amar, a tolerar, a ser amado, a ter paciência, a dizer não, a dizer sim, a esperar, a se posicionar, a decidir. Podem ser situações grandes ou pequenas, mas elas estão aqui, todos os dias. Abra o olho, observe, aprenda a ouvir, vai perceber que a vida está exaustivamente nos ensinando.
E acredito também que cada pessoa tem lições específicas para sua vida, e ela lhe dará várias situações parecidas até que você aprenda. Sorte sua se conseguir aprender na primeira. Eu, cabeçuda que sou, às vezes levo três ou quatro vezes para aprender. Hoje dou risada, estou a-pren-den-do...
Agora, porque temos que aprender é outra estória. Deve ser para nos prepararmos para alguma coisa que eu não tenho idéia do que seja. Mas nesse meio tempo, vamos lá, fazer a lição de casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário