Total de visualizações de página

sábado, 13 de abril de 2013

Muito Entediantes Tons de Cinza

Depois de alguns meses no retiro espiritual, retornamos às nossas atividades literárias. 
Vou falar de um livro que andou fazendo muito sucesso no Brasil e no mundo. As mulheres estavam animadas com o assunto, com o segundo e terceiro volumes. Ouvi falar desse livro de tons cinzentos quando saiu e fez sucesso no exterior. Depois esqueci. Então em meados do ano passado uma conhecida estava eufórica com a leitura e me contou animada, e até me acusou de estar por fora do assunto feminino do momento. Isso não é novidade para mim, enfim. Nem assim me entusiasmei para ler. Até que em um domingo acompanhei uma amiga à livraria, para que ela comprasse o 3º e derradeiro volume antes que terminasse de ler o 2º, tamanha era sua apreciação da obra. Então me ofereceu o primeiro livro para que eu entrasse no mundo dos tons de cinza e do romance mais falado dos últimos tempos. Ok, aceitei. 
Comecei a ler o livro sem muito entusiasmo, parecia que não rendia a leitura, apesar de sua linguagem fácil e simples. A protagonista me lembrou de mim mesma no que diz respeito 
a usar All Star e pronunciar alguns palavrões dos meus preferidos. Mas nada além disso. Recomecei a leitura por três vezes, não passava do primeiro capítulo, e pensava que era falta de concentração da minha parte.
Quando engrenei na leitura, até que achei um pouco interessante, que finalmente valeriam os três volumes. Passei por uma cena de sexo, achei interessante, afinal nunca havia lido nada erótico. Depois a segunda, pensei, esse livro vai melhorar. E pronto, foi isso. Não melhorou. 
A protagonista é muito chata, repetitiva, sem graça. E não existe tensão entre os personagens. Todos são legais, os amigos dela, a mãe, o pai, o padrasto, os patrões, a família do namorado, o namorado. Todos são legais e não existe tensão, não existe calor a não ser nas cenas de sexo, extremamente repetitivas e chatas. 
O namorado da moça é lindo, maravilhoso, muito rico, apaixonado por ela. O que parece ser seu único defeito é sua tendência sádica, mas que se abranda com ela. Então não há do que reclamar, ela tem tudo a seu favor e continua choramingando por nada. Não passei pro segundo volume, não acho possível haver conteúdo para tanto. Li o primeiro em dez dias, à revelia, para poder falar a respeito. Sinto muito pelas moças que acham isso um ótimo romance. Lhes falta leitura e um romance real. Harry Potter dá de dez a zero como literatura.















Nenhum comentário:

Postar um comentário